A busca pela excelência

Follow my blog with Bloglovin

chef
Divulgação

No melhor estilo “binge watching” que o Netflix impulsiona quem dá play em alguma série do serviço de stream, recentemente assisti a série documental “Chef’s Table”.

Em suas duas temporadas com seis episódios cada, nós somos convidados entrar na cozinha e também na vida de chefs de cozinha renomados de todo o mundo. O primeiro episódio, com Massimo Bottura, já me conquistou. Além de mostrar os altos e baixos da carreira e vida do italiano, há um certo cuidado em mostrar o processo criativo por trás dos pratos. Ponto em comum de todos os profissionais e o que mais me fascinou.

A segunda temporada conta com a participação do renomado chef brasileiro Alex Atala, mas os episódios nos levam para lugares como Suécia, Eslovênia ou Tailândia. Todos eles recheados com imagens maravilhosas da cozinha, de paisagens e, claro, das obras primas: os pratos servidos nos restaurantes.

Há quem diga que assistir a série causa uma certa fome ou uma vontade enorme de fazer compras e tentar cozinhar o que viu na tela. Pessoalmente, acho isso uma pretensão sem tamanho. Primeiro porque a série deixa claro em como a essência dessa gastronomia refinada vem da produção de alimentos de uma excelência que não se pode ser encontrada em supermercados. Depois, porque estamos falando de algo que é fruto de muito trabalho e estudo destes cozinheiros.

É neste ponto que eu acredito que qualquer profissional pode se identificar: a necessidade interna que estas pessoas sentem em serem criativas, romperem barreiras e entregar algo para vai maravilhar os seu público (mesmo que isso leve um tempo).

Ao fim de cada episódio eu senti uma vontade enorme de pegar meus cadernos de desenho e voltar a experimentar. Acho que quem trabalha com criação vai se identificar com essa visão.

Fica a indicação para quem não pretende sair no fim de semana e aproveitar o frio em casa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s